segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Socialismo latino-americano

Uma cena do encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Evo Morales (Bolívia) e Hugo Chávez (Venezuela), na sexta-feira, em Riveralta, no norte da Bolívia, fez lembrar os idos tempos do "culto à personalidade" no bloco soviético. Na cidade em que Lula anunciou um empréstimo para o colega Evo Morales construir uma rodovia, soldados desfilaram diante de estandartes com as fotos dos três presidentes.

Coincidentemente, as efígies dos três latino-americanos foram dispostas de forma que faz lembrar as imagens dos patriarcas comunistas nos desfiles soviéticos do século passado (abaixo, as comemorações de 1º de maio de 1964 na Praça Vermelha, em Moscou). Trocando-se Lula, Morales e Chávez por Marx, Engels e Lenin - e substituindo-se o calor amazônico pelo outono russo - , a solenidade de Riveralta e o Dia do Trabalho moscovita guardam semelhanças.

fonte: jornal zero hora

.......................


Pio XI definiu que:


"ninguém pode ser, ao mesmo tempo, bom católico e verdadeiro socialista", porque "católico e socialista são termos antitéticos" (Pio XI, Quadragesimo anno, Denziger, No. 2270).

.....................
Leão XIII afirmou com energia a total oposição entre catolicismo e socialsimo, ensinando que:

"(...) ainda que os socialistas, abusando do próprio Evangelho, a fim de enganarem mais facilmente os espíritos incautos, taenham adotado o costume de o trocerem em proveito de sua opinião, entretanto a divergência entre as suas doutrinas depravadas e a puríssima doutrina de Crsito é tamanha que maior não poderia ser. Pois "que pode haver de comnum entre a justiça e a iniquidade? Ou que união entre a luz e as trevas?(2 Cor.VI,14)" ( Leão XIII, Quod Apostolici Muneris, Vozes, Petrópolis, p.8).

Um comentário:

ALEX disse...

SALVE MARIA!
CATOLICO E SOCIALISTA
É VC ESTAR NO CÉU E NO INFERNO AO MESMO TEMPO..NUNCA EXISTIRA IGUALDADE ENTRE Á SANTA IGREJA DE ROMA E OS FILHOS DE LUCIFER..
ALEX