sábado, 28 de junho de 2008

A Missa de Deus e a do homem. Conclua...



Santa Missa celebrada no Altar da Confissão, em São Pedro, segundo o rito tradicional, chamado tridentino.O celebrante é ao mesmo tempo o sacerdote de Deus e o representante de todo o povo junto a Deus.Os personagens que participam da cerimônia estão todos ajoelhados diante da elevação do Santíssimo Sacramento, que é presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo em corpo, alma, sangue e divindade.A atitude do conjunto dá o destaque supremo a Deus, depois ao celebrante e depois aos demais conforme regras do cerimonial hierárquico litúrgico.


O quadro gerado pela disposição das pessoas concorre para dar a idéia de um imenso ostensório feito de almas.Aqui se notam: fé, sacralidade, elevação, compostura, pureza, majestade, humildade, esplendor etc.Em tudo se nota que o homem é sobretudo espírito, que sua alma é feita para Deus, é eterna, e deve prestar-lhe encantada o culto digno de Deus.


Quanto ao povo, não aparece na foto, mas participa numa união total em ato de adoração e submissão aos preceitos que lhe cabem e cuja observância lhe abrirá as portas do Céu.


Já a foto abaixo tem outra nota completamente diferente. É voltada para o homem, uma cerimônia sem mistério, sem grandeza, sem esplendor. O efeito nas almas que a solenidade da pompa provoca fica ausente, a começar pelos celebrantes.Nada faz pensar no Céu, nada convida a adorar a Deus, mas a preocupar-se sobretudo com os aspectos materiais do homem. A busca contínua da paz, da saúde, da igualdade, do terreno, do humano, do despojado, em fim, de tudo quanto é passageiro nessa terra e a ausência do eterno são os elementos que irradiam da cerimônia moderna abaixo.


fonte: Resistir, na Fé!

3 comentários:

Sandro de Pontes disse...

Prezado Lázaro Laert de Santana, salve Maria.

Aqui quem vos escreve é Sandro Pelegrineti de Pontes, de Andradas, Minas Gerais. Li a sua carta pedindo o DVD da missa tridentina ao padre Divino (Filhos da Paixão), que ficou de lhe enviar, e por isso gostaria de lhe pedir um favor: nós temos um grupo de oração, trabalho e estudo que se chama “São Bento - Ora et Labora”. Recentemente, criamos um blog, que você poderá acessá-lo no seguinte endereço:

http://gruposaobento.blogspot.com/

Pois bem, ao acessá-lo você verá, além de nossos estatutos, a seguinte mensagem:

“Quer receber o DVD explicando em português passo a passo como o sacerdote deve celebrar a missa tridentina? Ajude a divulgar este precioso tesouro da fé católica distribuindo cópias aos padres da sua região. Não perca tempo, entre em contato conosco. Para obter todas as informações escreva para o seguinte endereço: saobentogrupo@yahoo.com.br”.

A nossa intenção é enviar para todo o país o excelente DVD que possuímos, que foi feito de forma magistral e perfeita pela FSSPX e que está em seis línguas diferentes, inclusive português, mostrando passo a passo como o sacerdote procede durante a missa tridentina, desde antes de entrar no altar até a saída. Penso que o seu blog é muito visitado, e por isso seria de grande ajuda para nós se você fizesse a gentileza de divulgar que neste blog amigo tradicional denominado São Bento as pessoas podem conseguir, RAPIDAMENTE, o tão precioso DVD.
Enfim, você poderia fazer isso por nós, divulgando o nosso endereço e este nosso trabalho de distribuição de DVD’s.

Despeço-me pedindo a virgem Maria para que interceda por você e pelos seus,

Sandro Pelegrineti de Pontes

Lazaro Laert disse...

Salve Maria!

Com muito prazer é de conhecer mais um amigo da tradição do estado de Minas Gerais.

Sim, irei indicar o seu blog, para que outras pessoas conheçam o trabalho desenvolvido pelo seu grupo.

Que a Virgem Imaculada Maria, auxilie neste grande apostolado.

Anônimo disse...

Isto não tem sentido. Comparar a riqueza e magnificiência de São Pedro (e já agora, ou me enganam os olhos, ou o celebrante é o Beato João XXIII) com a de uma triste missa que nem numa igreja digna desse nome é.