sábado, 26 de abril de 2008

HERESIA MESSALIANA E HERESIA PENTECOSTAL: SENTINDO O ESPÍRITO SANTO

protestantes "pentecostal"




encontro da R.C.[C], na cidade de São Vicente. 25/04/2008



HERESIA MESSALIANA E PENTECOSTAIS: SENTINDO O ESPÍRITO SANTO

É quase unânime no imaginário patológico pentecostal que é possível sentir fisicamente a presença do Espírito Santo. Navegando na internet deparei-me com uma lista de discussão do Yahoo onde encontrei os sintomas reais dessa enfermidade herética. A lista pentecostal que encontrei propôs o seguinte tema de discussão: Como se consegue sentir a presença do Espírito Santo?

Um dos participantes escreveu: “Tenho muita vontade de viver essa experiência, mas, apesar de minhas diversas tentativas, nunca consegui.” E o outro que sofre da mesma doença pentecostal lhe respondeu: “ Insista, passei por isso via os outros cheios do Espírito, e nada acontecia, alguns irmãos oravam comigo e nada, meus amigos ungidos pareciam flutuar, fiquei esperando, depois de um tempo comecei a achar que havia algo errado comigo, é neste ponto que alguns desistem, não faça isso pois Deus tem um tempo determinado para tudo! Um dia estava na igreja orando, glorificando Jesus, comecei a sentir, como se meu coração se abrisse, minhas pernas ficaram bambas, tremia, Senti Deus, parecia que se eu esticasse minhas mãos poderia tocá-lo, o louvor que eu ministrava a Cristo, passou de algo automático e compreendi a palavra fluir, então comecei a falar palavras, que eu não entendo, mas que são mistérios que digo a Deus!” http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070914190203AAiipO7&show=7

Pelo trecho acima, podemos ver a gravidade da doença que afeta a coletividade pentecostal. Como sabemos, o protestantismo, por ser uma falsa religião, uma seita nefasta, abriga em seu seio muitas heresias que já no passado haviam sido condenadas e extirpadas do seio da verdadeira Igreja de Jesus Cristo, a Igreja Católica.

Outro dia, lendo um livro sobre a Espiritualidade no Oriente cristão, de Thomas Spidlik, deparei-me com a heresias dos messalianos. Os messalianos foram uma das heresias místicas ligadas ao monacato oriental. Movimento religioso nascido na mesopotâmia e espalhado na Síria e na Ásia Menor, depois de 350, foi condenado nomeadamente pelo Concílio de Éfeso (431). Os messalianos além de desprezar a hierarquia da Igreja e os sacramentos, julgavam possível sentir a presença da graça divina. Para esses hereges, a presença do Espírito Santo penetra e abrasa a alma fazendo-se sentir fisicamente e sendo acompanhada de manifestações extáticas, donde receberam o nome de entusiastas ou dançarinos. Os messalianos insistiam na necessidade de experimentar o sentimento de estar em estado de graça.

A reação da ortodoxia católica

A reação da ortodoxia (Diadoco de Fótice, e Marcos, o Eremita) foi clara:

“ A graça é depositada secretamente no fundo do espírito, desde mesmo o instante do batismo, ocultando sua presença ao sentimento.”

(Diadoco de Fótice, Cien Capítulos, 77, ed. Ciudad Nueva)

Bibliografia

SPIDLIK, Thomas. La espiritualidad del oriente cristiano. Monte carmelo.

E agora os protestantes adotaram a mesma heresia e a reintroduziram através da R.C[C] na Santa Igreja Católica.

Fonte:http://advhaereses.blogspot.com/2008/04/heresia-messaliana-e-heresia.html



16 comentários:

Anônimo disse...

“MAS O HOMEM NATURAL NÃO ACEITA AS COISAS DE DEUS, POIS PARA ELE SÃO LOUCURAS. NEM AS PODE COMPREENDER, PORQUE É PELO ESPÍRITO QUE SE DEVEM PONDERAR” (1Cor 2.14).

Dá pra notar que os pentecostais causam furor na igreja romana. Não poderia ser o contrário. Se ela fosse realmente a igreja de Cristo, aceitaria naturalmente como obra do Espírito. S. Paulo já instruía a igreja em Corinto, alertando contra a incompreensão em relação aos atos de Deus na vida de quem recebe verdadeiramente o Espírito Santo: (1Corintios 2.4-16 “4. A minha palavra e a minha pregação longe estavam da eloqüência persuasiva da sabedoria; eram, antes, uma demonstração do Espírito e do poder divino, 5. para que vossa fé não se baseasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus. 6. Entretanto, o que pregamos entre os perfeitos é uma sabedoria, porém não a sabedoria deste mundo nem a dos grandes deste mundo, que são, aos olhos daquela, desqualificados. 7. Pregamos a sabedoria de Deus, misteriosa e secreta, que Deus predeterminou antes de existir o tempo, para a nossa glória. 8. Sabedoria que nenhuma autoridade deste mundo conheceu (pois se a houvessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória). 9. É como está escrito: Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou (Is 64,4), tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam. 10. Todavia, Deus no-las revelou pelo seu Espírito, porque o Espírito penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus. 11. Pois quem conhece as coisas que há no homem, senão o espírito do homem que nele reside? Assim também as coisas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. 12. Ora, nós não recebemos o espírito do mundo, mas sim o Espírito que vem de Deus, que nos dá a conhecer as graças que Deus nos prodigalizou 13. e que pregamos numa linguagem que nos foi ensinada não pela sabedoria humana, mas pelo Espírito, que exprime as coisas espirituais em termos espirituais. 14. MAS O HOMEM NATURAL NÃO ACEITA AS COISAS DE DEUS, POIS PARA ELE SÃO LOUCURAS. NEM AS PODE COMPREENDER, PORQUE É PELO ESPÍRITO QUE SE DEVEM PONDERAR. 15. O homem espiritual, ao contrário, julga todas as coisas e não é julgado por ninguém. 16. Por que quem conheceu o pensamento do Senhor, se abalançará a instruí-lo (Is 40,13)? Nós, porém, temos o pensamento de Cristo”.
Os dons do Espírito Santo na vida dos crentes não é heresia, é promessa divina para quem crer somente. E, o protestantismo, que, diga-se de passagem, cresce cada dia com números que saem do catolicismo romano, não é religião, assim como o catolicismo também não é religião, mas fazem parte de uma única religião – A CRISTÃ – com particularidades é claro.

Os protestantes crêem na obra transformadora e vivificadora do Espírito Santo, enquanto que a igreja romana luta por manter viva uma tradição que aos poucos está desaparecendo e em breve não se verá mais. Isso dá pra notar na divisão que existe dentro da doutrina católica, onde as massas estão a procura de sentir realmente o poder de Deus, porque estão com sede de Deus e o romanismo não os pode saciar.
Aconteceu comigo.

Catolico Apostolico Romano disse...

SALVE MARIA

Lázaro, Percebeste quanto mal Lefebvre fez à sua Igreja, até os protestantes te acusam de cismático e ainda coloca no mesmo copo os carismáticos que nada tem a ver com isso.

"EU TENHO OUTRAS OVELHAS QUE NÃO SÃO DESTE APRISCO, PRECISO CONDUZÍ-LAS TAMBÉM..."

QEM DISSE ISTO MESMO?
---
Ovelha de Jesus é aquela que Ele conduz, que é conduzida pelo Espírito Santo, não aquela que se proclama católica de boca apenas.
-
Dom Marcel-François Lefebvre por exemplo, se julga católico, mas oficialmente não é.
-
Se Pedro tem a chave para ligar ou desligar qualquer coisa que quizer na face da terra, que o Pai lá no céu ira corroborar com sua atitude, logo Lefebvre foi desligado e não é Católico, se voce realmente diz que é Católico, logo voce não deve ser sede-vacantista e se não for, voce acredita que o Papa João Paulo II tinha esse Poder.
Se nâo aceitar essa frase, não se proclame Católico, porque voce não passará de um mero protestante como esse que escreveu acima.
In Corde Jesu, Semper.

Lazaro Laert disse...

Que és tu meu caro?

Se identifique?

Porque cita Marcel Lefebvre?

Você conhece a história deste Bispo?

Mais uma vezes

Que és tu?

presentepravoce disse...

Lazaro Larte
Um Grande Amigo

Veja como pode alquem impedir a ação do Espírito Santo neste Mundo, se voce disse que no passado esta heresia foi extirpada da Igreja, deve ter sido lá pelas epocas das fogueiras da Inquisição onde os filhos de Deus não tinham nem o direito de amar seu Pai de amor, onde os homens pecadores dominaram a Igreja Santa e executaram horrores manchando nosso nome e proibiram a ação do espírito Santo neste mundo.
"Vos que começastes no espírito agora estás se aperfeiçoando na Carne..." ou poderia dizer como João no Apocalipse,"Tenho porém contra ti, que arefeceste o teu primeiro amor, volta pois à prática das primeiras obras...
=
Se voce me diz que o MODERNISMO invadiu a Igreja Católica Atual depois do CV II, na minha opinião jamais seguirei os Documentod de uma época em que pessoas inocentes eram queimadas vivas, logo nos resta ...
====
"A PRÁTICA DAS PRIMIRAS OBRAS ..."
" DO INÍCIO DA IGREJA LÁ EM PENTECOSTES..."
"SEM A CONTAMINAÇÃO DE MARTINHO LUTERO E SEM LEFEBVRE..."
"UMA IGREJA PURA E VERDADEIRA..."
"ISTO É VOLTAR A SER CRIANÇA ..."
" .........EXPERIMENTE......"
====
Quem sabe levantando as mãos puras e louvando a Deus, voce também sinta a presença de Deus em seu Coração insensível, porque ainda é de pedra bruta.
=====
Quando Deus fez a Promessa da nova e eterna aliança, foi exatamente isso que Ele disse, se voce acha que seu coração não é de pedra, logo Ele já está cheio do Espírito Santo, só falta para voce aquilo que Jesus disse:
Quem crer em Mim, como diz a escritura, do seu interior fluirão rios de agua viva, isto dizia com respeito ao Espírito que haveriam de receber...
====
Voce já recebeu?
Se não, precida receber Rápido.
Caso contrário não entrarás no reino dos ceus...
Em verdade em verdade te digo, quem não renascer da agua e do Espírto, não poderá entrar no reino de Deus.

In Corde Jesu, Semper.

Catolico Apostolico Romano disse...

Catolico Apostolico Romano é meu nome

esta é a história que voce me perguntou se eu conheço.

+
Dom Marcel-François Lefebvre, bispo emérito de Tulle, França
Nascido aos 29 de novembro de 1905
Ordenado sacerdote aos 21 de setembro de 1929
Ingresso na Congregação do Espírito Santo em 1931
Indicado por S. S. o Papa Pio XII como Delegado Apostólico de toda a África francófona em 12 de junho de 1947
Ordenado bispo em 18 de setembro de 1947 pelo arcebispo de Lille, Cardeal Liènart (o mesmo Liènart defensor do colegiado)
Indicado por S. S. o Papa Pio XII como Bispo de Tulle, França
Superior Geral da Congregação do Espírito Santo em 1962
Fundador da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, reconhecida canonicamente em 10 de novembro de 1971
(*) 30/6/1988
Em Ecône. Lefebvre ordena efectivamente
quatro bispos dentre os padres da Fraternidade.
(*) 2 de julho de 1988
O Santo Papa João Paulo II também confirmou
A excomunhão de Lefebvre por cisma.
Morto em 25 de março de 1991, festa da Anunciação
==
Um homem que foi excomungado não pode ser considerado como Católico, voce mesmo diz que Martinho Lutero é um Herege.

Prá mim são ambos iguais.

Lazaro Laert disse...

Catolico Apostolico Romano é o seu nome.

Você está de bricadeira comigo.

Que medo é esse?

Você que vim aqui, me evangelizar e tem medo de se identifica.

Que cristão é esse?

Um covarde!

MEDROSO!

Tenha coragem senhor MEDROSO, e diga o seu nome real?

Lazaro Laert disse...

presenteparavocê

Você se condena a si mesmo, com seus argumentos.

Vamos citar alguns:


... Deus não tinham nem o direito de amar seu Pai de amor, onde os homens pecadores dominaram a Igreja Santa e executaram horrores manchando nosso nome e proibiram a ação do espírito Santo neste mundo...

... na minha opinião jamais seguirei os Documentod de uma época em que pessoas inocentes eram queimadas vivas, logo nos resta ...


... .........EXPERIMENTE......


Quem crer em Mim, como diz a escritura, do seu interior fluirão rios de agua viva, isto dizia com respeito ao Espírito que haveriam de receber...

...Voce já recebeu?
Se não, precida receber Rápido.
Caso contrário não entrarás no reino dos ceus...
Em verdade em verdade te digo, quem não renascer da agua e do Espírto, não poderá entrar no reino de Deus...

SEUS ARGUMENTOS SÃO OS MESMOS DOS HEREGES.

Se queres fala de catolicismo largue o protestantismo e venha para Igreja Católica aí ficará melhor o nosso dialogo.

Christian disse...

Uma correçãozinha presenteparavocê:A igreja teve sim seu início no Pentecostes e em Jerusalém. Mas não foi Lutero quem a contaminou. Isto se deu com a mesclagem do paganismo ROMANO com a doutrina cristã. Foi ROMA quem tirou a essencia da pureza da igreja. Lutero apenas não aceitou a ditadura religiosa que o império romano, agora nas mãos dos "imperadores papas" impunham sobre os fiéis.

Agora, de uma coisa voce tá certo. A igreja Católica Romana precisa rever seus conceitos e realmente voltar a praticar as primeiras obras.

E ao Católico Romano, o Sr. Lázaro outro católico o contesta afirmando que seus argumentos são os mesmos dos "hereges".Com isso percebe-se que não todos, mais alguns católicos, consideram a Bíblia um livro herético, pois que os argumentos que observamos são textos extraídos da Bíblia. Talvez tenha sido essa a razão de a igreja proibir a leitura da mesma aos fiéis. Ou por outro ângulo, havemos de convir que somente os "heréticos" é que leêm a Bíblia.

"Se queres falar de catolicismo largue o protestantismo e venha para Igreja Católica aí ficará melhor o nosso dialogo".

Dá a entender que o catolicismo é uma doutrina alienada das verdades divinas.

magdalia disse...

Meu bom amigo Lázaro,
Salve Maria!

Meu Deus, tantos ignorantes com doutrinas heréticas e pestilentas tu tens aqui!

Este tal presente para você não sabe rigorosamente nada de doutrina católica e a lógica argumentativa é 0. o outro, que se diz católico apostólico romano, só veio aqui macular a fé imaculada!

Excomungados hipso facto estão vocês malditos hereges. Ou se convertem à fé católica verdadeira ou incorrem na ira de Deus!

Dom Marcel Lefebvre, de venerável e imperecível memória, vos perdoe tantos ultrajes e interceda por vocês para que Deus nosso Senhor vos dê as graças necessárias ao vosso arrependimento e conversão.

Hereges malditos!

Vocês sim excomungados por são Pio X!

In corde Jesu et Maria

Christian disse...

“Excomungados hipso facto estão vocês malditos hereges. Ou se convertem à fé católica verdadeira ou incorrem na ira de Deus!”

?????????

Quem incorrerá na ira de Deus?

Sabemos que não costumam ler a Bíblia, pois assim são ensinados. Por isso, são tão ignorantes quanto às verdades divinas, principalmente no que Deus preparou para a “Igreja Romana”, que não é a de Cristo.

Apocalípse 18.1-10:

1. Depois disso, vi descer do céu outro anjo que tinha grande poder, e a terra foi iluminada por sua glória.
2. Clamou em alta voz, dizendo: Caiu, caiu Babilônia, a Grande. Tornou-se morada dos demônios, prisão dos espíritos imundos e das aves impuras e abomináveis,
3. porque todas as nações beberam do vinho da ira de sua luxúria, pecaram com ela os reis da terra e os mercadores da terra se enriqueceram com o excesso do seu luxo.
4. Ouvi outra voz do céu que dizia: MEU POVO, SAI DE SEU MEIO para que não participes de seus pecados e não tenhas parte nas suas pragas,
5. porque seus pecados se acumularam até o céu, e Deus se lembrou das suas injustiças.
6. Faze com ela o que fez (contigo), e retribui-lhe o dobro de seus malefícios; na taça que ela deu de beber, dá-lhe o dobro.
7. Na mesma proporção em que fez ostentação de luxo, dá-lhe em tormentos e prantos. Pois ela disse no seu coração: Estou no trono como rainha, e não viúva, e nunca conhecerei o luto.
8. Por isso, num só dia virão sobre ela as pragas: morte, pranto, fome. Ela será consumida pelo fogo, porque forte é o Senhor Deus que a condenou.
9. Hão de chorar e lamentar-se por sua causa os reis da terra que com ela se contaminaram e pecaram, quando avistarem a fumaça do seu incêndio.
10. Parados ao longe, de medo de seus tormentos, eles dirão: Ai, ai da grande cidade, Babilônia, cidade poderosa! Bastou um momento para tua execução!

Babilônia é representação fiel da Igreja Romana.

Não se preocupem com os “malditos hereges”, muito em breve eles serão recompensados. DEUS NÃO DORME!

O único meio de escapar é obedecer o que pediu Jesus: MEU POVO, SAI DE SEU MEIO.

Anônimo disse...

voçe vai queimar no fogo do inferno idolatra falando do que nao sabe arrependa - se dos seus pacado e deixe o espirito santo tocar em voçe talvez voçe nunca sentiu a presença do espirito porque e um idolatra e incredulo um farizeu batismo com espirito santo e so pra quem crer nao e pra incredulo aceite a cristo como seu salvador e talvez aja soluçao pra sua vida

Anônimo disse...

viado safado corno vai tomar no cuuuuu

ALEX disse...

SALVE MARIA!
SIMPLES LEIA Á BULA DE SÃO PIO V SE ACHAS QUE UMA BULA PARA NO TEMPO É MELHOR QUE VOLTES AO JUDAISMO ENTÃO..SEM PROBLEMA MEU AMIGO..TENHO CERTEZA QUE VÓS NÃO ENTENDERÁ COMO EU TAMBÉM NÃO ABRAÇAREI Á RCC ISTO NÃO IMPEDE QUE CONTINUEMOS O NOSSO BATE PAPO POR EMAIL...RCC ORIGEM IGREJA BATISTA USA..PRECISAMOS ALGO DELES?NUNCA FALE ISTO PARA UM IRLANDES! CATOLICO É CLARO....SE TE IMPRESSIONAS O RINCÃO LOTADO....NÃO NOS IMPORTA..SOBRE O MISSAL ROMANO DIZENDO QUE É ULTRAPASSADO.. DIZEI ISTO Á ROMA ETERNA..POIS ESSES PANFLETINHOS DE MISSA NOVA SÃO Á RESPOSTA PARA TUDO....MUDARAM MUDARAM MUDARAM ADIANTOU ALGO? O PERCENTUAL AUMENTOU/CONHEÇO SIM A RCCC POIS JÁ O NOME DIZ RENOVAR O QUE? DESDE QUANDO DOUTRINA,MAGISTERIO SÃO RENOVAVEIS....PRECISAVA RENOVAR O QUE AHA JÁ SEI EM NOME DO MUNDO VAMOS APROXIMAR OS JOVENS DÁ IGREJA É VERO NOSSA QUANTOS SACERDOTES HOJE NÉ? É VERO TODOS OS DIAS EM TODAS AS IGREJAS TEM MISSAS DIRETO SEI.....
SEM PROBLEMAS EMLHE RESPONDER....
ALEX LOPO

ALEX disse...

SALVE MARIA!
SIMPLES LEIA Á BULA DE SÃO PIO V SE ACHAS QUE UMA BULA PARA NO TEMPO É MELHOR QUE VOLTES AO JUDAISMO ENTÃO..SEM PROBLEMA MEU AMIGO..TENHO CERTEZA QUE VÓS NÃO ENTENDERÁ COMO EU TAMBÉM NÃO ABRAÇAREI Á RCC ISTO NÃO IMPEDE QUE CONTINUEMOS O NOSSO BATE PAPO POR EMAIL...RCC ORIGEM IGREJA BATISTA USA..PRECISAMOS ALGO DELES?NUNCA FALE ISTO PARA UM IRLANDES! CATOLICO É CLARO....SE TE IMPRESSIONAS O RINCÃO LOTADO....NÃO NOS IMPORTA..SOBRE O MISSAL ROMANO DIZENDO QUE É ULTRAPASSADO.. DIZEI ISTO Á ROMA ETERNA..POIS ESSES PANFLETINHOS DE MISSA NOVA SÃO Á RESPOSTA PARA TUDO....MUDARAM MUDARAM MUDARAM ADIANTOU ALGO? O PERCENTUAL AUMENTOU/CONHEÇO SIM A RCCC POIS JÁ O NOME DIZ RENOVAR O QUE? DESDE QUANDO DOUTRINA,MAGISTERIO SÃO RENOVAVEIS....PRECISAVA RENOVAR O QUE AHA JÁ SEI EM NOME DO MUNDO VAMOS APROXIMAR OS JOVENS DÁ IGREJA É VERO NOSSA QUANTOS SACERDOTES HOJE NÉ? É VERO TODOS OS DIAS EM TODAS AS IGREJAS TEM MISSAS DIRETO SEI.....
SEM PROBLEMAS EMLHE RESPONDER....
ALEX LOPO

ALEX disse...

SALVE MARIA!
MANDAS PARA O INFERNO E DEPOIS PEDES PARA O ESPIRITO SANTO ENCOSTAR EM MIM? SINTO MUITO CARO SHOW MISSA..MAS DEVIDO Á DOUTRINA DE SEMPRE QUEM ESTÁ OU FOI PARA O INFERNO O ESPIRITO SANTO NÃO TOCA NELE..OU INVENTASTE MAIS UMA NOVA DOUTRINA...
JÁ ERA DE SE ESPERAR SEM PROBLEMAS CARISMATICO

Paulo Augusto da Silva disse...

Enquanto nós cristãos discutimos estas baboseiras (confundir dinamismo psíquico com ESpírito Santo) a corrupção come solta neste país. Nós católicos não achamos uma palavra sequer para falar contra a corrupção. Isto me dói muito.