terça-feira, 3 de julho de 2007

Renovação Carismática Católica! Católica?

Artigo enviado pelo Junior Freitas do grupo http://grupoveritas.blogspot.com/

Texto de Rodrigo Maria Antônio da Silva

história da Igreja já conheceu muitas falsas escolas de espiritualidade: certos grupos ou movimentos que, sem separar-se abertamente da Igreja, no entanto difundiam princípios e práticas que não condiziam com as verdades da Fé, com os costumes da Tradição e com os ensinamentos e exemplos dos Santos.
Assim, por exemplo, nos séculos XVII e XVIII, a Europa foi infestada por um “movimento” intitulado Jansenismo, iniciado por um bispo católico (Cornélio Jansênio) e abraçado por uma verdadeira legião de bispos, padres, religiosos e fiéis, com plena convicção de ser este o caminho ideal de santificação para uma alma.
O que os fatos demonstraram, porém, é que o jansenismo, embora jurasse ser um movimento absolutamente católico, e realmente pudesse iludir a qualquer desavisado, era, na verdade, uma infiltração do protestantismo dentro da Igreja Católica, seja por seus princípios, seja por suas práticas. E demorou muito tempo para a Igreja conseguir extirpar o jansenismo................................

Para continuar lendo este texto click nesse link abaixo:
http://www.montfort.org.br/index.php?secao=veritas&subsecao=igreja&artigo=rcc_catolica&lang=bra

Um comentário:

Anônimo disse...

O artigo é perfeito! Muito bom!