segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

R.C"C". e o "Batismo no Espirito Santo"

Afirmar que "somos obrigados a ser batizado no Espírito Santo" equivale a dizer que, no batismo de Cristo, nós não recebemos os dons do Espírito Santo

Afirmar que "somos obrigados a ser batizado no Espírito Santo" equivale a dizer que, no batismo de Cristo, nós não recebemos os dons do Espírito Santo.

Essa exigência de sermos "batizados" no Espírito Santo. Essa necessidade é falsa e contém um erro grave contra a Fé.
Afirmar que "somos obrigados a ser batizado no Espírito Santo” eqüivale a dizer que, no batismo de Cristo, nós não recebemos os dons do Espírito Santo. A RCC, dizendo isso, estabelece um oitavo sacramento, e nega ou o sacramento do Batismo, ou seus efeitos próprios. Ela estabelece um novo sacramento. Ora, o Concílio de Trento excomungou quem dissesse que havia mais, ou menos, do que sete sacramentos.
A própria CNBB, em 1994, num documento oficial dirigido especialmente aos movimentos chamados carismáticos, fez reparos e críticas a essa tendência de alguns elementos da RCC de exigir um "Batismo do Espírito Santo". A CNBB recomendou mesmo que não se usasse a expressão "Batismo no Espírito Santo". (Cfr. Orientações Pastorais sobre a Renovação Carismática Católica, 34.a Reunião Ordinária do Conselho Permanente 94, Brasília, DF, 22 a 25 de novembro de 1994, ed. Paulinas, São Paulo, 1994, n.o 53).

Cito-lhe trechos desse Documento da CNBB que interessam nessa questão:
"54 -” A palavra "Batismo" significa tradicionalmente o sacramento da iniciação cristã. Por isso, será melhor evitar o uso da expressão "Batismo no Espírito”, ambíguo, por sugerir uma espécie de sacramento. Poderão ser usados termos como "efusão do Espírito Santo", "derramamento do Espírito Santo". Do mesmo modo, não se utilize o termo "confirmação" para não confundir com o sacramento da crisma (Cf. Comissão Episcopal de Doutrina, Comunicado Mensal, Dez. de 1993, 2217) “.
Os lideres da RCC, continuam utilizando a palavra “Batismo”.

informações retirada da MONTFORT Associação Cultural

Nenhum comentário: